Conheça e entenda as polêmicas de The Last Guardian, game para PS4

Conheça e entenda as polêmicas de The Last Guardian, game para PS4




The Last Guardian
 é um dos games mais aguardados do ano no PS4, principalmente por ter sido anunciado em 2007 e ter recebido diversos adiamentos até seu lançamento, no final de 2016, em 6 de dezembro. O jogo é aguardado não apenas por gráficos, mas também pela promessa de ser mais uma obra do estúdio que criou Shadow of the Colossus. Entenda as polêmicas que envolveram sua produção:
O que é The Last Guardian?

The Last Guardian tem uma narrativa de flashback, com um homem mais velho, contando suas histórias de quando era jovem – na época em que encontrou a criatura conhecida como “Trico” e precisou aprender a ser seu aliado. O jogador assume o controle do jovem dentro do flashback, e precisa avançar pelos cenários além de aprender a lidar com seu novo amigo.


The Last Guardian foi anunciado em 2009 (Foto: Divulgação/Sony)The Last Guardian foi anunciado em 2009 (Foto: Divulgação/Sony)






A jogabilidade em terceira pessoa é similar a ICO e Shadow of the Colossus, mas há diferenças. É possível seguir e usar "Trico" de diversas formas, como incentivá-lo a atacar inimigos, subir em locais mais altos ou treinar outros truques com a criatura. O game também se baseia bastante em narrativa e em sentimentos, basicamente na relação entre o personagem e a criatura.

As mentes por trás de The Last Guardian
The Last Guardian é mais uma produção do Team ICO, o mesmo estúdio por trás de games como ICO e Shadow of the Colossus. O Team ICO foi formado em 1997, como uma parte da Sony do Japão, para produzir novos jogos para o PS2, que na época estava começando a ser desenvolvido.

Jogos do Team ICO: ICO e Shadow of the Colossus (Foto: Divulgação/Sony)Jogos do Team ICO: ICO e Shadow of the Colossus (Foto: Divulgação/Sony)
O Team ICO é famoso por lançar jogos “reflexivos”, que fazem o jogador pensar, e não apenas jogar com o controle na mão. Mais do que apenas disponibilizar mais um game no mercado, o objetivo do estúdio era impactar seus fãs.
A importância do jogo e de seu criador
A mente por trás do Team ICO foi, por muito tempo e desde sua fundação, Fumito Ueda, líder e design de ICO, Shadow of the Colossus e também de The Last Guardian. Ueda ficou famoso pelas decisões artísticas por trás dos jogos e por sua narrativa, sempre única e minimalista.

Fumito Ueda é o criador do jogo (Foto: Divulgação/Sony)Fumito Ueda é o criador do jogo (Foto: Divulgação/Sony)
Uma das grandes polêmicas envolvendo Ueda foi sua saída da Sony, e também do Team ICO, em 2011. O designer anunciou a saída, mas garantiu que ainda estaria trabalhando em The Last Guardian, para finalizar o jogo como freelancer, sem deixar a produção nas mãos de outra pessoa ou estúdio.
Polêmicas
Além da saída de Ueda da equipe de produção principal, ainda que não tenha se afastado totalmente do jogo, The Last Guardian passou por diversas polêmicas ao longo de seu desenvolvimento. Ele foi anunciado pela primeira vez em 2007, quando rumores apontavam que Ueda e Team ICO estavam trabalhando em um novo game para o PS3.
The Last Guardian (Foto: Divulgação/Sony)The Last Guardian (Foto: Divulgação/Sony)
Já em 2009, o jogo foi anunciado para o PS3, ainda sem previsão ou promessas de lançamento, apenas com um trailer inicial, durante a E3. Após isso, The Last Guardian passou por enormes períodos de silêncio, até por um período de rumores sobre o cancelamento do desenvolvimento, sem qualquer novidade de desenvolvimento, até aparecer de novo em 2012, quando foi anunciada sua transferência do PS3 para o PS4.
Só no PS4?
Para os donos do PS3 na época, a novidade de que o jogo seria lançado apenas no PS4 veio como uma bomba. Muitos fãs compraram o PS3 aguardando pelo novo game do Team ICO, e esperando por mais novidades – logo, sentiram-se traídos por parte da equipe de desenvolvimento.
The Last Guardian passou por polêmicas desde o início (Foto: Divulgação/Sony)The Last Guardian passou por polêmicas desde o início (Foto: Divulgação/Sony)
Contudo, a Sony garantiu que o desenvolvimento do jogo havia se tornado muito complicado no PS3, por conta da arquitetura do console e a grandiosidade que o título tomou. Assim, o PS4 tornou-se uma plataforma mais apropriada para receber o game de forma exclusiva.

The Last Guardian: o último game?
The Last Guardian não deve ser o último jogo do Team ICO. Apesar de não contar mais com a colaboração de Fumito Ueda, é sempre possível que mais games sejam lançados pelo estúdio e em parceria com a Sony.

The Last Guardian não deve ser o último jogo do estúdio (Foto: Divulgação/Sony)The Last Guardian não deve ser o último jogo do estúdio (Foto: Divulgação/Sony)




Além disso, da mesma forma que Ueda trabalhou como freelancer para finalizar a produção, ele também pode trabalhar em um eventual futuro jogo da Sony ou do Team ICO. O futuro do estúdio não é incerto ou negativo.

Comentários