O que os desenvolvedores japoneses esperam de 2014?
Na última edição da revista japonesa Famitsu, a publicação perguntou a cem desenvolvedores do país quais são as suas expectativas para o ano juntamente com um conceito-chave que possa resumir essas resoluções para 2014. O site norte-americano Kotaku traduziu algumas delas, as quais você encontra logo abaixo:
- Daisuke Ishiwatari – Arc System Works
- Conceito-chave:Apresentação de valor
- Resolução:“Enquanto as especificações técnicas e serviços dos consoles caseiros evoluíram, a popularização de aplicativos de celulares mudou o conceito de jogar mais próximo de cada caso. Isso fez com que os jogos físicos perdessem uma parcela do mercado, mas também fez com que os conceitos de valor dos consumidores tenham ficado mais aguçados. Eu espero que nós possamos balançar esses valores e criar jogos capazes de criar boas memórias para o público”
- Takuma Endou – Acquire
- Conceito-chave:Variar a jogabilidade em todas as formas e tamanhos
- Resolução: “É bom para um jogo ser fácil, mas não parece um desperdício criar um jogo que ofereça a mesma experiência para todos? Eu desejo buscar jogos que ofereçam uma ampla variedade de experiências seja pela ação, pela mudança do controle, cenário ou estratégia utilizada. Eu acredito que é justo que a Acquire continue criando jogos legais e diferentes. Se nós pudermos fazer este ano digno de nosso vigésimo aniversário, eu ficarei bastante feliz”
- Tomonobu Itagaki – Valhala Game Studio
- Conceito-chave:Feliz x 3
- Resolução:“Eu quero fazer um jogo que não apenas deixe os jogadores felizes, mas também os desenvolvedores e todas pessoas envolvidas. Meu objetivo para 2014 é lançar The Devil’s Third, um shooter que milhares de pessoas podem participar ao mesmo tempo. Meu maior trabalho vai ser fazer um monte de testes Beta e ajustar o game com base no feedback do público antes de finalmente lançá-lo”
- Motohide Eshiro – Capcom
- Conceito-chave:Comunicação
- Resolução:“Eu acho que 2014 continuará sendo um ano difícil para o mercado de consoles caseiros. Eu acredito que as transmissões ao vivo em redes sociais e outras oportunidades para desenvolvedores e usuários interagirem entre si continuarão a crescer, então eu gostaria de trabalhar em jogos atento às opiniões dos consumidores e outros pontos de vista”
- Yoshinori Ono – Capcom
- Conceito-chave:Criação de comunidade
- Resolução:“Faz sete anos que eu comecei a trabalhar no desenvolvimento da série Street Fighter IV e 8 anos desde que eu me envolvi com Monster Hunter Frontier Online. Eu tenho trabalhado com serviços de comunidade por quase uma década agora. Em 2014, eu estarei trabalhando também em Deep Down e outros títulos não anunciados, então eu espero oferecer mais serviços para as pessoas que gostam das comunidades.
- Goichi Suda (Suda 51) – Grasshopper Manufacture
- Conceito-chave:Verdadeira riqueza
- Resolução: “Alcançar as profundezas dos video games mais ricos”
- Hisashi Koinuma – Tecmo Koei
- Conceito-chave:Sem arrependimentos
- Resolução:“O ano de 2014 marca o décimo aniversário da franquia Samurai Warrior e eu gostaria de rejuvenescer a série. Assim como todos os anos, eu estarei envolvido com vários jogos ao mesmo tempo, então eu acredito que quão eficientemente eu poderei maximizar minhas habilidades dentro do prazo de tempo limitado será a chave para isso. Eu gostaria de dar o meu máximo em todas as decisões para que eu não tenha nenhum arrependimento e possa continuar a fazer jogos melhores em 2014.
- Toshishiro Nagoshi – SEGA
- Conceito-chave:Desafio e paixão
- Resolução: “Enquanto uma nova geração de consoles chega ao mercado, o mercado de smartphone continua a crescer sem limites em vista. Enquanto isso, eu continuo ouvindo jogadores reclamando o quanto eles detestam gastar dinheiro com jogos free-to-play enquanto lamentam que tudo está mundo. No entanto, isso significa que há um sistema para que uma pessoa, duas pessoas ou até mesmo 100 pessoas possam aproveitar um jogo simultaneamente. Nós iremos aceitar os desafios deste novo sistema ao mesmo tempo em que pretendemos continuar demonstrando a nossa paixão pelos jogos tradicionais ainda mais do que antes. Meu conceito-chave é a minha resolução”
- Hideo Baba – Namco Bandai
- Conceito-chave:“Uma nova experiência de jogo” dentro da série Tales!
- Resolução:Com a revelação de Tales of Zestiria em dezembro, nós finalmente pudemos anunciar o título programado para o nosso vigésimo aniversário. Eu e toda a equipe que está trabalhando no desenvolvimento do jogo estamos trabalhando para oferecer aos jogadores os sabores da experiência clássica de Tales e de uma nova experiência ao mesmo tempo. Por favor, esperem mais desse jogo!”
- Tetsuya Nomura – Square Enix
- Conceito-chave:Constância
- Resolução:“Meus arredores estão sempre mudando, mas eu não tenho nenhuma expectativa para mim em 2014. Eu tenho algumas novas ideias e com elas eu espero atingir as expectativas dos fãs como sempre”
- Hideki Kamiya – Platinum Games
- Conceito-chave: Divertir-se fazendo jogos
- Resolução: “Tem muita coisa que eu gosto em fazer jogo, mas eu acredito que para os desenvolvedores divertir-se é o mais importante. A atmosfera de um ambiente de trabalho demonstra claramente a qualidade de um jogo, então eu desejo manter a equipe em um ambiente em que todos possam se divertir fazendo jogos. Além disso, 2014 também será o ano em que um novo projeto será visto em ação. Eu quero andar por esse trajeto firme e felizmente sem nenhum medo de falhar”
- Maya Ito – Namco Bandai
- Conceito-chave:Mais!
- Resolução:“Para 2014, eu quero perseguir mais. Ao juntar uma nova proposta, eu quero expandir meus horizontes. Quando trabalho e edito, eu gostaria de ter melhores ideias e ver se consigo ter mais criatividade. Mesmo se eu achar que algo está bom, ao pensar constantemente em mais eu acredito que posso fazer mais pessoas, eu inclusive, felizes. Eu gostaria de tentar alcançar mais em 2014 para que mais pessoas possam aproveitar mais”
- Akihiro Hino – Level-5
- Conceito-chave:Relações interpessoais
- Resolução: “No momento, é impossível desenvolver um jogo online ou para smartphone sem considerar outros jogadores. Eu acredito que levar em conta a conectividade interpessoal ao desenvolver jogos se tornará ainda mais importante no futuro. Para 2014, por exemplo, eu gostaria de começar a trabalhar com jogos de smartphone. Eu estou determinado em ter sucesso. Eu acredito que isso é tão importante como quando a Level-5 publicou um jogo pela primeira vez. Eu quero tentar novas coisas e pensar no futuro, como quando eu comecei.”
- Chiyomaru Shikura – 5pb.
- Conceito-chave:Realidade
- Resolução:“O que é a realidade em um jogo? Não é algo que é necessariamente atingido por meio de gráficos realistas em 3D. Mesmo com animações em CG de última geração nos novos consoles, tanta animação em volta disso logo se tornará comum. O que eu realmente gostari em 2014 é poder criar histórias científicas e humanas. Eu acredito que o que fica de cada geração não são as animações em CG, mas histórias que mexem com o público”
- Masahiro Sakurai – Sora
- Resolução:Completude
- Resolução: “Eu desejo completar o desenvolvimento de Super Smash Bros. Para o Nintendo 3DS e o Nintendo Wii U e lança-los em 2014”
- Katsuhiro Harada – Namco Bandai
- Conceito-chave: Abraçar o velho e aprender o novo
- Resolução: “A raiz de todo o entretenimento é surpreendentemente simples e os meus desejos são igualmente simples. Mas o que eu realmente quero é buscar novas experiências”
- Junichiro Tamura – Acquire
- Conceito-chave:Mudança
- Resolução: “Recentemente, a forma como as pessoas jogam passou por uma mudança que se deu rapidamente. É muito difícil prever como mudar ainda mais. Como a chegada dos novos consoles potencialmente alterando a face do mundo dos jogos, tudo parece muito interessante e excitante. No próximo ano, eu espero fazer um jogo que consiga surpreender e fascinar os jogadores em todo mundo”
- Naoki Yoshida – Square Enix
- Conceito-chave:Nunca esquecer do básico
- Resolução: “Eu gostaria de fazer de 2014 o verdadeiro ano do 14 não só pela chegada da versão do PlayStation 4 de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, mas também porque estamos planejando um tour que me dará a chance de encontrar com os fãs. Em vez de descansar porque agora nós ‘renascemos’, eu acredito que esse é o momento em que nós podemos encarar novos desafios. Eu desejo continuar trabalhando ainda mais, mas também devo me lembrar sempre a não esquecer do básico”
- Masayoshi Yokoyama – SEGA
- Conceito-chave:Calmi Cuori Apassionate (Entre a Calma e a Paixão)
- Resolução: “Meu conceito-chave é o título de um romance famoso, mas ele não tem nada a ver com o porquê de eu o ter escolhido. Em 2014 eu estarei entre o PlayStation 3 e o PlayStation 4, criando jogos para um novo console. Eu espero poder ouvir calmamente o que os fãs desejam enquanto tomo para mim apaixonadamente os desafios de um novo console”
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